Ninfomania: Desejo Sexual Hiperativo

por Lena Lopez 

Ninfomania é uma forma de comportamento, que de maneira espontânea, apresenta um nível elevado de desejo e  fantasias sexuais,  freqüência sexual com compulsividade, controle inadequado dos impulsos e grande sofrimento. Uma disfunção conhecida também por Desejo Sexual Hiperativo (DSH).
A doença leva a mulher acometida a uma preocupação exagerada para com seus pensamentos e sentimentos sexuais, acabando por prejudicar suas atividades diárias e relacionamentos afetivos. A ninfomania é considerada uma compulsão, mais especificamente, uma compulsão por sexo.
Acredita-se que mulheres portadora de DSH, necessita ter atos sexuais intermitentemente, mas na realidade isso não passa de um mito. Uma mulher ninfomaníaca sempre quer, mas na verdade ela pode ter ou fazer sex e apesar disso não consegue satisfazer seus desejos sexuais, por isso sente a necessidade de ter vários atos sexuais seguidos, para tentativas de orgasmos. O ato sexual é seguido por culpa e em seguida entra em erupção um novo impulso para outro ato sexual. Podemos fazer uma comparação com um cleptomaníaco, ele roubará uma caneta, tantas quantas forem as oportunidades, mesmo que na sua casa exista uma coleção de milhares de canetas roubadas. O cleptomaníaco rouba pelo prazer de possuir algo de uma forma perigosa, quanto mais perigosa a situação, melhor é a sensação que ele sente e não visualiza um limite, da mesma forma que a mulher ninfomaníaca faz sexo pela busca do orgasmo, que finalmente irá lhe satisfazer, porém encontrará o gozo definitivo.
Convém estabelecermos diferenças para não nos confundir.
Uma mulher pode gostar de fazer sexo e repetir o ato sexual diversas vezes na mesma noite ou os repete muitas vezes em um certo período de tempo (dia, semana, mês) é necessário analisar a origem desta situação,  podemos estar frente à incompetência do parceiro(a), que não consegue fazê-la atingir o orgasmo, desta forma a insatisfação leva-a à repetição para tentar encontrar o prazer.
Outra situação atingem as mulheres que gostam de sexo, repetem-no diversas vezes e após algum tempo ficam saciadas e isso não caracteriza uma personalidade ninfomaníaca.
Alguns estudos estabeleceram alguns ciclos para apontar a hipersexualidade e um comportamento sexual compulsivo:
1 - A mulher fica absorta em pensamentos eróticos e procura obsessivamente a auto-estimulação.
2 - Estabelece-se uma ritualização e o  desenvolvimento de uma rotina que leva ao comportamento sexual e a busca pelo sexo.
3 - Existe uma gratificação, mediante o ato sexual em si, onde fazer sexo é um troféu erguido ou uma vitória conquistada, ao mesmo tempo que há  incapacidade de controle sobre os desejos.
4 - Abate-se um desespero após o Comportamento Sexual Compulsivo, caracterizado por um sentimento de culpa, impotência, desânimo e insatisfação, que se abate sobre a ninfomaníaca de maneira crescente, rápida e vertical.
5 - A libido entra em atividade e o ciclo recomeça novamente.
Pode-se considerar que uma mulher é ninfomaníaca se ela atender a todas as etapas acima, atendidas as etapas é necessário o tratamento psicoterapêutico. A mulher normal, troca os sentimentos da quarta etapa, pela satisfação sexual e o relaxamento, ou seja o pós-orgasmo sadio.
Não fosse os sentimentos constantes na última etapa, poderíamos dizer que sofrer desta doença é de uma forma simplória, bom! Seria uma hipótese bem humorada da situação, parceiros(as) não teriam tempo e nem ânimo para procurar outras aventuras "fora de casa"!

5 comentários :

  1. Maravilhoso texto....

    Achei q eu fosse um, mas não me encaixei em todos os itens...

    beijosssss


    HOT SPOT NO MSN:

    hotspotonline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei este post!
    Beijos prometidos

    ResponderExcluir
  3. Eu escolhi esse meu pseudônimo, mas para atiçar a curiosidade. Não sou ninfomaníaca, mas gosto muuuuuuuuitoooooo de sexo.

    ResponderExcluir
  4. Eu escolhi esse meu pseudônimo, mas para atiçar a curiosidade. Não sou ninfomaníaca, mas gosto muuuuuuuuitoooooo de sexo.

    ResponderExcluir

***********************************
ATENÇÃO COMEDORES, leiam antes de comentar:
Comentários que contenham, endereço de e-mail, telefones e propostas para relacionamentos, não serão publicados, para isso existem sites especializados. Também terão o mesmo destino, comentários ofensivos, discriminatórios e preconceituosos.
***********************************
OBRIGADA PELA SUA VISITA!